Olá visitante! Cadastre-se ou faça o login.

Atendimento

413030-1962
Logo

Atendimento

413030-1962
Carrinho

Condições para Publicação

Instruções e Condições para Publicação de livros

Em respeito aos nossos autores queremos que a Prismas seja reconhecida, ou continue sendo, como uma editora de credibilidade científica, não como uma editora pague e publique. Por isso, não há cobrança de quaisquer taxas editoriais nem parceria de obrigatoriedade para aquisição de exemplares. Pautamos nossa linha editorial, em especial, na publicação de livros que possam ser adquiridos pelo público nas principais livrarias brasileiras conveniadas e ampla rede de livreiros autônomos com participação em eventos/congressos da área.

Sendo o caso de financiamento de instituições de fomento poderemos fornecer orçamentos adequados após recebimento do original completo.

Quaisquer questões editoriais podem ser encaminhadas para o editorchefe@editoraprismas.com.br ou pelo (41)3030-1962 ou (41)3030-1964.

Condições e Instruções para publicação de livro

1) Ao autor será pago 10% de direitos autorais, em moeda corrente, sobre os exemplares vendidos ao público e às livrarias que será repassado anualmente ao autor à partir de 200 exemplares comercializados, não sendo considerados os exemplares adquiridos pelo autor.

A) A edição contratada será de 1.000 exemplares, impressos escalonadamente conforme aceitação do público e encomendas das livrarias. A publicação em e-book será válida durante a vigência do contrato, independentemente do número de cópias vendidas.

2) Além da indexação e registro no ISBN, seguir a Lei do Depósito Legal, a editora fará todo o projeto visual, criação de capa e formatação estética. O original deve ser enviado já revisado gramaticalmente, apto para publicação.

3) Antes da publicação efetiva o autor receberá uma print exatamente no formato como o livro será publicado para que aprove (a publicação) ou aponte correções.

4) Quando da publicação, o autor receberá um exemplar a título demonstrativo. Havendo necessidade de mais exemplares e interesse em fazer lançamento pessoal, a editora concederá 35% de desconto sobre o preço estipulado, desde que encomende acima de 100 exemplares e que confirme previamente o interesse.

 

a- Quando de interesse em lançamento pessoal, o autor é quem definirá seu prazo adequado para lançamento do livro, sendo possível a efetiva publicação em até 90 dias após o envio do original completo.

b) Todos os livros aceitos terão sua publicação efetiva em até 210 dias após a assinatura do Contrato de Publicação, excetuando-se a questão de/para casos de lançamento pessoal, citado acima.

5) O livro será disponibilizado em no mínimo 20 livrarias. Nas principais redes (Amazon, Cultura, Travessa, Livraria da Folha, Martins Fontes etc), como em regionais.

Concordando com as condições supra, deve enviar o texto integral do livro com cópia em PDF e Word, em fonte Times New Roman 12. Após recebê-lo será dado andamento nas questões de praxe como Contrato de Publicação, Registro no ISBN e demais procedimentos editoriais.

Sobre o envio:

- Deve-se enviar o livro em um único arquivo na fonte Arial ou Times New Roman 12, espaçamento 1,5. Se demasiado pesado deve-se utilizar sistemas como SendSpace, DropBox etc.

1) Itens a enviar junto com o original:

A) Foto para orelha: em alta resolução e posição retrato. No caso de coletânea, deve-se enviar fotos de até três organizadores.

B) Breve currículo para orelha: Currículo curto até 220 palavras.

C) Sinopse: Texto para a quarta capa. Sua função é apresentar o tema gerando interesse pela leitura/compra do livro quando exposto em livrarias e congressos. O texto deve ser claro e direto, contendo a descrição breve, do que trata o livro, para quem a obra é destinada e qual seu diferencial e vantagens. Até 550 palavras.

D) Dedicatória/Agradecimentos e/ou Epígrafe

E) Prefácio: Elaborado por convidado do autor. O conteúdo deve versar não somente sobre o autor, mas também sobre a obra. Limite de caracteres ou tamanho a critério do autor e prefaciante. Será permitido um ou dois prefácios.

F) Apresentação: Elaborada pelo autor. Deve versar sobre o objetivo do livro e o interesse para o leitor.

G) Deve-se fornecer de três a seis palavras-chaves.

H) Caso queira, o autor poderá fornecer sugestões ou imagem para a capa. Imagens fornecidas pelo autor devem ser devidamente autorizadas pelo detentor dos direitos autorais ou ser de domínio público. A editora não assume responsabilidade por eventual transgressão de direitos autorais das imagens fornecidas pelo autor.

 

Para adaptar tese ou dissertação ao formato livro: Sugerimos que organize o texto como gostaria de vê-lo num livro. Inclua alterações, informações adicionais e retire o que achar desnecessário por ser excessivamente acadêmico, deixando seu texto mais fluido/leve.

- Busque um novo título; curto e objetivo, diferente daquele registrado para a tese/dissertação, com apelo comercial. É importante retirar, por exemplo, o recorte da pesquisa, regionalismos ou nome de cidades. Evitar termos como “análise”, “estudo” “estudo de caso”, “comparativo”, “pesquisa”, “avaliação”, etc.

Não sendo possível reduzir palavras, utilize o artifício de criar título curto e conciso procedido de subtítulo.

- Retire os itens desnecessários, apêndices, resumo, abstract, ficha catalográfica, citação de lista de figuras, lista de tabelas e listas em geral, que não são pertinentes para o formato livro. Apenas a lista de siglas/abreviaturas pode permanecer. Se houver alguma parte, considerada Anexo, que considere relevante e deseje que permaneça, deverá ser incorporada ao final do texto, depois das referências.

- Todas as palavras (esta) tese ou (esta) dissertação nos textos introdutórios e no corpo do livro devem ser alteradas para obra ou livro, pesquisa ou trabalho.

- Deve-se evitar excesso de gráficos, quadros e tabelas, mantendo-se os estritamente necessários para compreensão do texto.

 

Para o caso de nova edição:

A) O livro será publicado com novo registro no ISBN, como Segunda (ou terceira...) Edição. Constará na capa a edição atual.

B) Recomenda-se, mas não necessariamente obrigatório, que o autor efetue alterações que configurem nova edição, revista, atualizada e (ou) ampliada.

C) O original deve ser enviado já devidamente revisado ortograficamente.

1) O autor deve instruir a editora se configura reedição ou se foi atualizado e ampliado, a fim de despertar aos leitores da edição anterior interesse ou para que não sejam induzidos a erro na aquisição.

C) O autor fica responsável pelo encerramento do contrato de publicação da edição anterior. Não é necessário que envie documentação pertinente, mas o autor assume responsabilidade pela liberação, isentando a Prismas de quaisquer eventuais infrações do contrato de publicação anterior.

D) O original deve ser enviado já devidamente revisado ortograficamente.

E) Solicita-se que, sendo possível, seja enviado à editora exemplar da edição anterior.

 

Sobre a ordem do conteúdo do livro:

Deve-se seguir a seguinte ordem de ordenamento:

Elementos pré-textuais

- Dedicatória;

- Epígrafe;

- Agradecimentos;

- Prefácio – máximo dois;

- Apresentação criada pelo próprio autor;

- Sumário ou Índice;

- Lista de Siglas. Não será publicado Lista de Quadros, de Tabelas e de Ilustrações.

- Introdução;

- Desenvolvimento geral do conteúdo;

- Conclusão ou Considerações Finais.

Elementos pós-textuais

- Referências;

- Glossário ou Índice Remissivo;

- Apêndice;

- Anexos;

- Sendo de interesse, em coletâneas, pode-se incluir Sobre os Autores – currículos.

Obs.: Atentar para o fato de que não se exige todos os elementos listados acima. A relação deve ser utilizado como referência para adequação do original.